domingo, 4 de outubro de 2009

MEMORIAL DESCRITIVO

O presente memorial tem por objetivo descrever o processo para a realização do Projeto de extensão: TV vai à rua.

Para a realização deste trabalho Eu e mais quatro amigas (Gleiz, Adila, Rita e Valcilene), nos reunimos para a escolha do tema no nosso Vídeo-Arte. A princípio foi muito difícil a escolha do que produzir, pois tivemos um encontro presencial com a tutora Larissa, onde a mesma nos expôs alguns vídeos-arte. Apesar da presença da tutora e das explicações sobre como proceder com o programa Pinnacle Plus, particularmente fiquei ainda mais confusa com relação ao que produzir.

Após alguns encontros, e ainda com dúvidas optamos por fazer um vídeo que envolvesse natureza e arte.

O grupo foi dividido da seguinte forma: Gleiz e Valcilene ficaram responsáveis pelas gravações e Eu (Cecília), Adila e Rita ficamos com a parte técnica.

Produzir o vídeo-arte foi muito difícil, as ferramentas, os efeitos nas imagens, o efeito de som tudo era algo novo, pois nunca havíamos produzido vídeo-arte.

Ao término desta etapa, tivemos o encontro presencial e estava previsto que teríamos mais um desafio, levar à rua nossa produção, ou seja, expor para a sociedade tarauacaense o resultado do nosso trabalho e dos demais grupos.

A turma se reunião e decidimos dividir as equipes para a elaboração da faixa, da divulgação e para a parte técnica, que seria juntar todos os vídeos-arte produzidos pela turma para a exposição.

O primeiro passo já estava dado, porém ainda tinha um pequeno problema, conseguir o data-show para expor nossos vídeos e um lugar onde as pessoas pudessem participar do Projeto.

Por fim conseguimos falar com a proprietária do Center Bar se seria possível ela nos ceder o local para nossa exposição, ela prontamente nos cedeu não só o local como também o data-show.

A exposição foi realizada dia 29 de setembro de 2009, e apesar de um pouco de chuva, nossa exposição contou com a presença da turma de Artes Visuais de 2009 juntamente com a tutora e de várias pessoas de toda a faixa etária.

O Novenário de São Francisco, uma festa religiosa que acontece entre 24 de setembro a 04 de outubro já faz parte da cultura local, contribuiu bastante para o sucesso da nossa exposição, tendo em vista que várias pessoas de outras cidades, ribeirinhos e a própria comunidade local participam da novena para pagarem suas promessas.

A realização e o resultado deste trabalho foi muito gratificante, pois foi possível expor para a sociedade tarauacaense um pouco da cultura indígena, cenas do cotidiano, das belezas locais, que apesar de serem vistas são pouco valorizadas.

Algumas imagens do Projeto de Extensão: TV vai à rua.








Nenhum comentário: