domingo, 27 de novembro de 2011

Meu Projeto


      Desenvolver o projeto interdisciplinar “Educação através das pinturas rupestres brasileiras” foi muito importante. Todas as etapas; elaboração, local, público alvo e principalmente a execução contribuíram de forma significativa no conhecimento que o curso de Artes Visuais vem me proporcionando.
Este projeto foi um desafio, tendo em vista que durante as etapas de elaboração, de procura pelo local, e principalmente a execução do projeto foi realmente uma experiência incrível. Jamais pensei que teria capacidade para elaborar um projeto que despertaria no educando o gosto pela Arte. Foi muito gratificante ver a participação de todos, tanto dos alunos quanto dos professores que os acompanhavam e o melhor foi ver que valeu apena toda dedicação e esforço.
Por meio deste projeto pude perceber que como futura arte-educadora é muito importante trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas que compõem a grade curricular, principalmente trabalhar a arte interligando-a a outras áreas do conhecimento. Este projeto me proporcionou um aprendizado de que a disciplina de arte não deve ser trabalhada de forma isolada como acontece nas escolas aqui do município de Tarauacá. Foi possível ainda perceber através da execução do projeto que, as atividades práticas são importantes complementos às aulas teóricas, pois possibilita ao aluno expor o que aprendeu do assunto abordado.
Através do projeto além do conhecimento adquirido, pude partilhar com meus colegas de curso através da apresentação de um slide, experiências que vivenciei, relatando aos mesmos sobre a aplicação do projeto, sobre a escola que escolhi e o porquê de ter escolhido a escola 15 de Junho (SEDE) localizada na BR364 TK/CRZ, além de falar sobre a necessidade de levar a escolas rurais um pouco da diversidade de conteúdos e técnicas que podemos estar trabalhando com recursos simples e ao alcance dessas pessoas (professores e alunos). Aos colegas de curso expus o momento da execução do projeto, mostrando através das fotos no slide as obras produzidas pelos alunos com a técnica do carvão, recurso utilizado pelos povos pré-históricos no registro de fatos do seu cotidiano como uma forma de educação.   Além de expor meu projeto pude também aprender muito sobre o projeto dos colegas. Ao final pudemos dialogar sobre os projetos apresentados,
Portanto, meu projeto foi uma experiência muito significativa no aprendizado que venho obtendo por meio do curso de Artes Visuais, levando-me a refletir sobre a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade da arte com as demais disciplinas e a necessidade de se elaborar projetos interdisciplinares que contribuam principalmente na aprendizagem do educando.

Levei algumas obras produzidas pelos alunos para expor aos colegas de curso

 




 

Apresentação das experiências vivenciadas durante as etapas de elaboração e execução do meu projeto.






 


Vídeo produzido pela acadêmica do curso de Artes Visuais 
Maria Rita


Nenhum comentário: