domingo, 6 de setembro de 2009

Analisando a TV

A novela Caminho das Índias é exibida pela Rede Globo. O enredo da estória está relacionado com a cultura e os costumes do povo indiano, e temas como esquizofrenia, pessoas psicopatas as falcatruas cometidas por pessoas como o Radesh, a fixação por jogo, a violência cometida pelo pitboy Zeca assim também como outros temas do nosso cotidiano.

Durantes as últimas semanas os temas mais abordados são: as descobertas que Silvia (Débora Bloch) fez sobre das mentiras da vilã Yvone (Letícia Sabatella) e as descoberta sobre a mentira de Raul (Alexandre Borges). A novela é destinada ao público acima de 14 anos, devido algumas cenas não adequadas para menores de 14 anos.

É possível perceber que o povo indiano costuma ir ao templo rezar, pedir benção, par a sua vida, sobre justiça podemos perceber que em alguns casos como diz o ditado ela “é cega”, por exemplo, no momento que o Zeca comete suas “brincadeirinhas” contra as pessoas de bem.

Sobre trabalho pode-se notar no árduo trabalho que os dalits pessoas que são excluídas da sociedade. Para os indianos os Dalits são poeira e não podem misturar-se com as pessoas de castas. Outro exemplo é do Dr. Castanho com seus pacientes esquizofrênicos de sua Clinica, e o preconceito e a não aceitação da doença como é o caso de Melissa Cadore (Christiane Torloni) mãe de Tarso (Bruno Gagliasso), que é esquizofrênico e que precisa de um tratamento psiquiátrico. Na clinica do Dr. Castanho os esquizofrênicos recebem atenção, carinho, compreensão e a liberdade de se expressar.

A novela nos leva refletir sobre muitos conceitos que estão presentes em nosso cotidiano e até mesmo na nossa própria vida, por exemplo, o envolvimento com pessoas de caráter duvidoso, como é o caso da psicopata Yvone que juntamente com seu compassa Mike (Odilon Wagner) deram muitos golpes em pessoas carentes e o Radech, um vigarista que foi até a Índia da o famoso Golpe do Dote, Micke. Outro tema bastante relevante está presente no preconceito das pessoas de Castas contra os Dalits, as traições entre os casais, o envolvimento dessas pessoas, outra questão bastante relevante é a cultura indiana, rebeldia da jovem Chanti (Carolina Oliveira) em não querer seguir esses costumes e etc. O preconceito existente contra os negros está de alguma forma presente nas brincadeiras que Zeca (Duda Nagle) Maico (Mussunzinho), os idosos como o Cadore, a Cidinha, Laksmi, Karan (Flávio Miglaccio) e as crianças Anusha, Lalit (Laura Barreto) e Malika (Nahuana Costa) Não sofrem nenhum preconceito, porém o Hari (Cadu Paschoal) sofre preconceito por ser um Dalit

Os personagens indianos estão sempre bem vestidos com o sári, falam palavras específicas do costume indiano como auspicioso, "Namastê" = saudação, "Tik he" , "Are baba”, "Baldi", Tchalô”, "Mamadi", "Djan”, "Aechá", O ouro é outro acessório bastante usado pelas mulheres indianas, entre ela é algo que não pode faltar. A maquiagem é algo que não pode faltar e a mesma tem que está muito bem feita. No dia do casamento os noivos passam por vários rituais, inclusive o corpo das mulheres são tatuadas com imagens que reforçando a cultura de seu povo, e após o casamento a mulher é proibida de pronunciar o nome do marido em público.

Durante as cenas da novela, os produtos da Natura são os de maior propaganda, sendo indicados pelos próprios personagens no tratamento da pele, por se tratar de produtos extraídos da natureza.

Portanto, a novela com seus personagens influenciam a sociedade na forma de se vestir, os acessórios utilizados na novela, até mesmo nas palavras indianas, que mesmo sem saber do que se trata acabam inserindo em sua forma de falar no cotidiano.
























































































Fontes das imagens: Páginas do Google

Nenhum comentário: