domingo, 6 de setembro de 2009

Resenha do filme O Show de Truman – O Show da Vida

O filme O Show de Truman – O Show da Vida, do diretor Peter Weir tem como tema central a manipulação da mídia e o poder que a mesma exerce sob todas as suas formas na vida do ser humano.Os personagens são Truman Burbank (Jim Carrey), um vendedor de seguros de 30 anos que tem sua vida filmada 24 horas por dia desde o seu nascimento, Christof (Ed Harris), principal responsável pela criação do mundo de Truman, Meryl (Laura Linny), “esposa” de Truman e Lauren/Sylvia (Natacha McElhone).
Mesmo que pareça normal, Truman desconhece que é a estrela principal de um gigantesco reality show, que o manipula e o faz viver em um mundo controlado por Christof e o patrocínio de várias empresas que tem como interesse a venda de seus produtos e acima de tudo o alto lucro adquirido através do show da vida de Truman.
Christof observa e comanda através de um Studio que monitora as 5000 (cinco mil) câmeras existentes na cidade de SeaHeaven, tudo é controlado através de botões, inclusive os dias, noites, ventanias, tempestades etc.
Sua família e seus amigos são atores, tudo vivido por Truman está envolto a uma farsa, incluindo seu casamento com Meryl e a cidade onde vive. Em capítulos anteriores Truman teve um breve envolvimento com Lauren uma das atrizes contratadas. Após a tentativa de alertá-lo sobre a farsa que era sua vida, Lauren foi expulsa, ou seja, tirada de cena e sem saber da verdade Truman ficou obstinado a encontrá-la.
Passados 30 anos, Truman indo ao trabalho reencontra o suposto “pai” e fica atônito, pois o mesmo havia morrido em um acidente no “mar”, causado através de efeitos especiais pelos diretores de produção do reality show.
Com essa intervenção, Truman começa a desconfiar de que existe algo errado e suas suspeitas se confirmam quando o mesmo sai em busca do seu pai, entra em um prédio e se depara com um Studio. Desde então, Truman começa a cultivar um grande desejo de viajar para Fiji, porém antes disso ele terá que superar seus medos internos.
Percebendo o imenso desejo de emancipação de Truman, os produtores do show simulam perigos de doenças, ataques terroristas e até mesmo a temida tempestade. Christof tinha verdadeira obsessão pela vida de Truman e um grande medo de não conseguir mais controlá-lo.
Ao perceber o que estava acontecendo Truman enfrentou todos os obstáculos criados por Christof, principalmente seu medo do mar e começa a velejar ema direção as ilhas Fiji e pra Lauren. Depois dos desafios que foram impostos como uma forma de detê-lo ele encontra a saída daquele mundo fictício, onde tudo não passava de uma farsa.
No filme a mídia exerce o poder de manipular e invadir a privacidade fazer com que os telespectadores fiquem tão alienados de tal forma a deixar que seu mundo gire em torno do reality show que era a vida de Truman.
É possível citar alguns exemplos de reality show como Big Brother Brasil, A Fazenda e No Limite.
Ao contrário do filme, as pessoas entram nos reality shows sabendo as consequências e mesmo assim acabam deixando o dinheiro falar mais alto e acabam “vendendo” sua própria privacidade.

Nenhum comentário: