Aos dias 09 de novembro de
2011 desenvolvi na escola rural 15 de Junho Sede, o projeto interdisciplinar
“Educação através das pinturas rupestres brasileiras” com duração de duas horas, ou seja, das 15:00 às 17:00h.
Às 8:15h me desloquei da
zona urbana rumo a escola acima mencionada, localizada na Br364 sentido TK/CRZ,
na comunidade do Acuraua. Chegando à escola preparei antes da chegada dos
alunos os equipamentos (faixa com o tema do projeto, notebook, data show)
organizados há dois dias e levados. Depois de instalar os equipamentos me
dirigi à casa da professora Luceída, onde fiquei aguardando-a ir para a escola.
Às 13:30h da tarde a
professora chegou na escola onde os alunos esperavam. Cheguei ao local
juntamente com a professora e foi possível sentir o acolhimento dos alunos que
me receberam muito bem.
Iniciei me apresentando e
falando um pouco do que ia ser desenvolvido falando, ou seja, sobre o tema do
projeto, em seguida perguntei aos alunos presentes se os mesmos já tinham
ouvido falar sobre as pinturas rupestres brasileiras. Observei que nenhum dos
alunos desconhecia os registros deixados pelos povos na pré-história. Desta
forma, senti a necessidade de falar de forma breve um pouco sobre as pinturas
rupestres brasileira, dizendo que eram os registros mais antigos que
comprovavam a existência do homem a milhões de anos atrás, considerando também
o fato das pinturas rupestres brasileiras servirem como uma forma de educação
em uma era que a escrita era desconhecida e que a única forma de comunicação
eram por intermédio das pinturas.
Em seguida dei continuidade fazendo
a entrega do material impresso para que os alunos fizessem além de fazer o
acompanhamento pudessem ficar com o material. Após a entrega projetei no
notebook e data show o slide que produzi para a explicação teórica do tema em
questão. Percebi que todos ficaram atentos ao conteúdo principalmente às
imagens. À medida que o texto juntamente com as imagens ia sendo projetados ia
explicando para que os mesmos compreendessem a parte teórica.
Durante a projeção das
imagens questionava os mesmos sobre o significado de tal imagem, todos olhavam
de forma atenta e as respostas às vezes se contradiziam. Entretanto explicava
que cada imagem daquela era uma forma dos povos pré-históricos perpassarem seus
costumes, fatos de seu cotidiano a outras gerações.
Depois da apresentação de
slide perguntei aos alunos se eles haviam entendido o que tinha sido passado e
explicado, alguns tiveram dúvidas sendo possível explicar de forma detalhada
citando exemplos, alguns foram participativos outros ficaram com receio de
participarem, porém falei aos mesmos que a participação deles era essencial
para saber se eles haviam absorvido alguma aprendizagem sobre o que havia sido
dado até o momento para que dessa forma pudéssemos dar continuidade.
Dando continuidade falei
sobre a diversidade de recursos naturais existente na região para a produção
das pinturas rupestres, citei como exemplo o barro, o sangue, os pigmentos
extraídos das plantas e o carvão, que seria o que iríamos utilizar nas
produções dos desenhos.
Falei um pouco sobre esse
recurso que o homem pré-histórico utilizou em suas pinturas produzidas nas
paredes das grutas em que habitavam e que a partir disto foi possível fazer uso
desse recurso de forma simples para a obtenção do carvão a ser utilizado na
produção de belíssimas obras de arte. Para que os alunos pudessem entender coloquei
o vídeo disponibilizado na disciplina Ateliê 2, no qual mostrava a professora
doutora Thérèse Hofmann mostrando passo a passo os materiais a serem utilizados
na produção do carvão. Todos assistiram com muita atenção ao vídeo.
Depois da apresentação do
vídeo falei sobre a facilidade que os mesmos tinham com relação aos materiais
tendo em vista que eram materiais de fácil acesso e em abundância como era o
caso dos galhos que poderiam ser utilizados. Alguns fizeram perguntas quanto
que tipo de galhos poderia ser utilizado, falei que poderiam ser utilizados
galhos de goiabeira, ingazeira, laranjeira, roseira, caju, enfim eles próprios
poderiam estar experimentando os tipos que poderiam ser utilizados.
Após concluir a parte
teórica iniciei atividade prática, explicando o que seria feito, expliquei a
atividade seria baseada nas cenas do cotidiano do homem pré-histórico expresso
através das pinturas rupestres brasileiras, ou seja, cada aluno iria retratar
através de desenhos cenas do seu cotidiano, seus costumes. Todos entenderam a
proposta e começaram a desenhar após a distribuição do carvão. À medida que
passava pelas cadeiras dos alunos percebia pelos seus desenhos que realmente
haviam entendido, percebia também que as produções retratavam cenas do
cotidiano dos mesmos como, por exemplo, a ajuda nos afazeres do lar, da
lavoura, da pesca, da caça ao animal, na caminhada à escola e muitas outras
cenas. Depois que cada aluno terminava seu desenho ia colando no mural para que
cada um observasse que era possível haver comunicação através dos desenhos
produzidos por eles.
O desenvolvimento do
trabalho foi muito satisfatório, tendo em vista que foi possível levar aos
alunos um tema que os mesmos desconheciam e materiais que não são utilizados
nas aulas. As metodologias aplicadas superaram minhas expectativas, pois os
alunos que estavam tímidos acabaram participando. Os materiais didáticos também
foram de grande importância para que os objetivos propostos fossem alcançados.
Depois da execução do
projeto agradeci a presença de todos os alunos presentes e falei de forma breve
sobre a importância da Arte no desenvolvimento dos mesmos, assim também como a
inserção de materiais alternativos nas aulas de arte.
Em
suma acredito que o projeto desenvolvido foi de grande importância,
contribuindo na aprendizagem dos educandos sobre um assunto ainda não vistos
por eles, além de levar ao conhecimento dos mesmos uma forma prática de
trabalhar desenhos utilizando o carvão produzido com galhos de árvores.
Imagens da execução do projeto
Estas são algumas fotos do projeto.
Quem tiver interesse em viaualizar mais fotos é só acessar meu album no picasa clicando no seguinte endereço: https://picasaweb.google.com/cecilia.tarauaca/ProjetoInterdisciplinarEducacaoAtravesDasPinturasRupestresBrasileiras
Um comentário:
Cecília, muito bom seu projeto, você realizou um ótimo trabalho. Parabéns! tenho certeza que será uma ótima arte-educadora.
Postar um comentário