TEMA: EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE RUPESTRE BRASILEIRA
1. APRESENTAÇÃO:
A arte rupestre brasileira
está presente na história desde a origem do homem pré-histórico, onde o mesmo
representava através das imagens desenhadas nas cavernas cenas do seu cotidiano
e a vida da sua comunidade. Outra característica que perdura em torno da arte
rupestre é a de os povos pré-históricos se comunicavam através da arte, e
repassavam a gerações futuras através dos registros nas cavernas e rochas seu
modo de vida, assim também como seus costumes etc.
2. MOTIVAÇÃO:
A
motivação em realizar este projeto partiu da visão educativa a partir das
pinturas rupestre brasileira, nas quais podem ser vistas como os registros mais
antigos sobre educação que perduram até os dias de hoje, mostrando que a
pintura rupestre brasileira está presente na história da humanidade como o
início da escrita, ou seja, da comunicação entre os povos pré-históricos. Além
de ser considerada o primeiro registro artístico existente sobre a origem do
homem, a pintura rupestre brasileira encontrada nos sítios arqueológicos
existentes no Brasil pode ser considerada como uma forma encontrada pelos povos
pré-históricos de se comunicarem e repassar para gerações futuras seus
costumes, sua forma de vida e defesa, onde é possível perceber que os signos
pintados nas paredes das rochas e grutas são representados de várias formas,
entre elas a troca de conhecimentos e aprendizagens entre os grupos existentes
no período pré-histórico para os dias atuais.
3. OBJETIVO GERAL:
Possibilitar
o conhecimento da arte rupestre como motivadora de experimentações
estético-artísticas, estimulando a criatividade e a coordenação motora do
aluno, através das atividades práticas nas linguagens de desenho, além de conhecer
a pintura rupestre brasileira como uma forma de educação.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Despertar nos educandos a curiosidade a cerca da arte rupestre
brasileira;
·
Conhecer a pintura rupestre brasileira e curiosidades sobre as
mesmas;
· Reconhecer a arte rupestre como uma forma de educação existente na
pré-história e que perduram até os dias de hoje;
·
Estimular a criatividade dos discentes através das atividades
práticas (desenhos).
5. PÚBLICO ALVO:
O presente projeto destina-se aos jovens com faixa
etária entre 14 a 15 anos do 7º ano do ensino fundamental (turno da tarde) da escola
estadual 15 de Junho (SEDE), localizada às margens da BR364 TK/CZS, no qual
através deste projeto os educandos terão a oportunidade de ter uma aula
diferenciada envolvendo teoria e prática, conhecer através de imagens a pintura
rupestre brasileira, os materiais utilizados nos registros deixados pelos povos
pré-históricos, além de poder expressar na atividade prática sua criatividade
desenhando fatos que retratem características do seu cotidiano.
6. METODOLOGIA:
O desenvolvimento do projeto terá 2:00h de duração e será executado da seguinte forma:
Primeiramente indagações sobre a pintura rupestre brasileira. Após
as participações dos discentes farei breve introdução sobre o tema. Depois mostrarei no data show através de
slides algumas imagens de pinturas rupestres brasileira encontradas nos sítios
arqueológicos existentes no Brasil e o que as representam na educação e
comunicação dos povos pré-históricos.
Em seguida vou expor amostras de alguns materiais utilizados nas
pinturas rupestres brasileira pelos povos pré-históricos.
Após o procedimento
acima mencionado e assistir ao vídeo disponibilizado na disciplina Ateliê 2, ensinarei
de forma prática como obter o carvão a ser utilizado pelos mesmos nas suas
representações (desenhos).
Depois pedirei para que cada aluno faça representações baseados na
pintura rupestre brasileira fatos do seu cotidiano.
Finalizarei o projeto com uma breve exposição em um painel das
pinturas produzidas pelos educandos.
·
Notebook;
·
Data show;
·
Cd (vídeo);
·
Carvão vegetal (produzido com galho de goiabeira, ingazeira);
·
Lata de leite em pó (vazia);
·
Galhos de goiabeira ou ingazeira (para usar na atividade de
obtenção do carvão);
·
Papel A4;
·
Painel;
· Câmera fotográfica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MEIRA, Marly Ribeiro. Construindo
trajetórias. Projeto Melhoria da
Qualidade de Ensino/Educação Artística. Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria
da Educação, 1995.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/arte-rupestre
acessado em: 27/09/2011.
Disponível em:
http://www.ab-arterupestre.org.br/arterupestre.asp
Acessado em: 27/09/2011.
Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/041/41cjustamand.htm
acessado em: 28/09/2011.
Disponível em: http://elisakerr.wordpress.com/a-arte-de-encadernar/historia-da-escrita/
acessado em: 28/09/2011.
Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-rupestre.html
acessado em: 28/09/2011.
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