domingo, 6 de novembro de 2011

Projeto Interdisciplinar - Arte/Pedagogia

 
TEMA: EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE RUPESTRE BRASILEIRA



1. APRESENTAÇÃO:
 A arte rupestre brasileira está presente na história desde a origem do homem pré-histórico, onde o mesmo representava através das imagens desenhadas nas cavernas cenas do seu cotidiano e a vida da sua comunidade. Outra característica que perdura em torno da arte rupestre é a de os povos pré-históricos se comunicavam através da arte, e repassavam a gerações futuras através dos registros nas cavernas e rochas seu modo de vida, assim também como seus costumes etc.

2. MOTIVAÇÃO:
A motivação em realizar este projeto partiu da visão educativa a partir das pinturas rupestre brasileira, nas quais podem ser vistas como os registros mais antigos sobre educação que perduram até os dias de hoje, mostrando que a pintura rupestre brasileira está presente na história da humanidade como o início da escrita, ou seja, da comunicação entre os povos pré-históricos. Além de ser considerada o primeiro registro artístico existente sobre a origem do homem, a pintura rupestre brasileira encontrada nos sítios arqueológicos existentes no Brasil pode ser considerada como uma forma encontrada pelos povos pré-históricos de se comunicarem e repassar para gerações futuras seus costumes, sua forma de vida e defesa, onde é possível perceber que os signos pintados nas paredes das rochas e grutas são representados de várias formas, entre elas a troca de conhecimentos e aprendizagens entre os grupos existentes no período pré-histórico para os dias atuais.


3. OBJETIVO GERAL:
Possibilitar o conhecimento da arte rupestre como motivadora de experimentações estético-artísticas, estimulando a criatividade e a coordenação motora do aluno, através das atividades práticas nas linguagens de desenho, além de conhecer a pintura rupestre brasileira como uma forma de educação.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Despertar nos educandos a curiosidade a cerca da arte rupestre brasileira;
·         Conhecer a pintura rupestre brasileira e curiosidades sobre as mesmas;
·    Reconhecer a arte rupestre como uma forma de educação existente na pré-história e que perduram até os dias de hoje;
·          Estimular a criatividade dos discentes através das atividades práticas (desenhos).


5. PÚBLICO ALVO:
 O presente projeto destina-se aos jovens com faixa etária entre 14 a 15 anos do 7º ano do ensino fundamental (turno da tarde) da escola estadual 15 de Junho (SEDE), localizada às margens da BR364 TK/CZS, no qual através deste projeto os educandos terão a oportunidade de ter uma aula diferenciada envolvendo teoria e prática, conhecer através de imagens a pintura rupestre brasileira, os materiais utilizados nos registros deixados pelos povos pré-históricos, além de poder expressar na atividade prática sua criatividade desenhando fatos que retratem características do seu cotidiano.


6. METODOLOGIA:
O desenvolvimento do projeto terá 2:00h de duração e  será executado  da seguinte forma:
Primeiramente indagações sobre a pintura rupestre brasileira. Após as participações dos discentes farei breve introdução sobre o tema.  Depois mostrarei no data show através de slides algumas imagens de pinturas rupestres brasileira encontradas nos sítios arqueológicos existentes no Brasil e o que as representam na educação e comunicação dos povos pré-históricos.
Em seguida vou expor amostras de alguns materiais utilizados nas pinturas rupestres brasileira pelos povos pré-históricos.
Após o procedimento acima mencionado e assistir ao vídeo disponibilizado na disciplina Ateliê 2, ensinarei de forma prática como obter o carvão a ser utilizado pelos mesmos nas suas representações (desenhos).
Depois pedirei para que cada aluno faça representações baseados na pintura rupestre brasileira fatos do seu cotidiano.
Finalizarei o projeto com uma breve exposição em um painel das pinturas produzidas pelos educandos.

MATERIAIS UTILIZADOS:

·         Notebook;
·         Data show;
·         Cd (vídeo);
·         Carvão vegetal (produzido com galho de goiabeira, ingazeira);
·         Lata de leite em pó (vazia);
·         Galhos de goiabeira ou ingazeira (para usar na atividade de obtenção do carvão);
·         Papel A4;
·         Painel;
·    Câmera fotográfica.


 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MEIRA, Marly Ribeiro. Construindo trajetórias. Projeto Melhoria da Qualidade de Ensino/Educação Artística. Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria da Educação, 1995.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/arte-rupestre acessado em: 27/09/2011.

Disponível em: http://www.ab-arterupestre.org.br/arterupestre.asp
Acessado em: 27/09/2011.

Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/041/41cjustamand.htm acessado em: 28/09/2011.
Disponível em: http://elisakerr.wordpress.com/a-arte-de-encadernar/historia-da-escrita/ acessado em: 28/09/2011.

Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-rupestre.html acessado em: 28/09/2011.

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